Estava a preparar a candidatura para aquela vaga de emprego que tanto desejava ocupar e decidi começar o meu currículo em vídeo desta forma:
– Olá, sou Daniel Sério, e sim, tenho um nome peculiar que não se ouve todos os dias.
É verdade… tenho a sorte de ter um nome diferente. No entanto, o modo como me apresentei não foi mera coincidência. O meu objetivo foi mostrar que o meu apelido é invulgar, algo que poucos candidatos têm a seu favor e, assim, diferenciar-me dos restantes candidatos logo nos primeiros segundos do vídeo.
Podes estar a pensar:
– Mas Daniel, tu tens a sorte de ter um apelido diferente… os meus apelidos são muito comuns em Portugal.
Não te preocupes, há solução para (quase) tudo😉.
Vou dar-te o exemplo do Pedro Silva Santos, meu antigo empregador e que atualmente é meu parceiro de negócios.
Pensa:
“Silva” e “Santos”… 🤔, quantas famílias em Portugal têm esses apelidos? Bem, o número não sei ao certo, mas deve ser assustador 😱.
O Pedro Silva-Santos decidiu adicionar um traço (um hífen) ao seu nome como uma escolha pessoal. À custa disso, se hoje pesquisares no Google por “Pedro Silva-Santos” tenho certeza que só te vai aparecer um Pedro Silva-Santos.
No capítulo 1 do seu livro Como conseguir emprego em 30 dias, o Pedro Silva-Santos explica a importância do nosso nome estar bem posicionado e indexado nos motores de busca. Se tiveres um nome vulgar, considera criar combinações simples e atrativas para o usares como o teu nome profissional na internet.
Outro motivo que me levou a iniciar o vídeo currículo daquele modo, foi o facto de eu saber que o recrutador/empregador que abriu aquela vaga de emprego dava muita importância a estes detalhes.
E como é que eu sabia isso?
Porque eu já seguia nas redes sociais (há algum tempo) aquela empresa, o seu fundador e as pessoas que lá trabalhavam. Investi algum tempo e esforço a saber mais sobre a empresa porque a admirava, e quando surgiu aquela vaga de emprego eu estava preparado para aplicar todo o conhecimento adquirido criando potenciais conexões emocionais e gatilhos mentais no vídeo currículo e, caso a minha candidatura se destacasse, na entrevista de emprego.
E essa foi efetivamente a forma como me destaquei e consegui ser selecionado para preencher aquela vaga de emprego.
Conhecer todo o historial da empresa e do seu fundador pode ser um fator determinante na tua candidatura. Portanto, não o subestimes! Lembra-te que numa pequena empresa, é muito provável que o seu fundador tenha um papel significativo na avaliação dos candidatos que serão ouvidos nas entrevistas de emprego.
Se queres saber mais sobre como criei o meu currículo em vídeo e o que fiz para me destacar, subscreve o curso online “Como criar um currículo em vídeo”.