O storytelling é uma ferramenta de comunicação que tem o poder de transformar simples apresentações em experiências cativantes e memoráveis. Se estás a criar um vídeo currículo ou de apresentação, seja para uma entrevista de emprego, uma apresentação de negócios ou até mesmo para compartilhar a tua história pessoal, não subestimes o impacto que uma narrativa pode ter.
O poder do storytelling
As histórias sempre atraíram pessoas. Sempre foram usadas para transmitir conhecimento, transmitir valores, criar conexões, ligações e empatia. Ao incorporares o storytelling no teu vídeo currículo/de apresentação, estás a convidar o teu recrutador/empregador a entrar na tua história pessoal.
As pessoas adoram storytelling porque conseguimos sempre encontrar pontos de ligação com outras pessoas. À medida que partilhas a tua história, os teus ouvintes podem se identificar com desafios, sucessos e experiências semelhantes nas suas próprias vidas. Isso cria uma sensação de compreensão mútua.
À medida que a tua narrativa se desenrola, as pessoas começam a criar ligações de empatia ou até mesmo emocionais contigo. Isso não se deve apenas ao facto de teres vivido experiências semelhantes, mas também à tua capacidade de comunicar de forma autêntica e genuína. Este é ponto importante! Não inventes histórias, conta sempre histórias tuas de forma genuína!
Conta as tuas histórias
Ao contares as tuas histórias permite que mostres o teu verdadeiro eu, com todas as tuas imperfeições e triunfos. Isso torna a tua apresentação mais humana e acessível. As pessoas apreciam a honestidade e são mais propensas a confiar em alguém que se apresenta como é 😉.
Um vídeo currículo ou de apresentação com storytelling é mais provável de se destacar e de ser lembrado.
As pessoas lembram-se de histórias, não de informações secas e factos.
Exemplo do vídeo currículo que criei há uns anos
Há uns anos incorporei storytelling no vídeo currículo que gravei para uma vaga de emprego, contei um pouco da minha história de forma genuína, … onde nasci, como foram os meus tempos de criança e de adolescente, como me interessei por aquela área de trabalho, … Com o storytelling que incorporei naquele vídeo, consegui com que o recrutador que naquele caso era o fundador da empresa, criasse pontos de ligação, de conexão com a minha história e por consequência uma empatia especial por mim.
Como é obvio consegui aquela vaga de emprego 😉.
O storytelling é uma ferramenta poderosa que pode elevar o teu vídeo currículo/de apresentação a um novo patamar. Ao compartilhares a tua história pessoal e permitires que os outros se conectem contigo, estás a criar uma experiência única que será valorizada.
Portanto, se estás a pensar em gravar um vídeo currículo para uma vaga de emprego ou um vídeo de apresentação de negócios, não te esqueças do storytelling. Investe algum tempo a desenvolver a tua narrativa e cria conexões autênticas com o recrutador ou o teu público.
A importância do storytelling é um dos temas discutidos no curso online “como criar um currículo em vídeo“, vais apreender e perceber como é que eu incorporei o storyttelling em vários pontos do meu vídeo e as ligações que consegui criar com o recrutador que analisou a minha candidatura.